FC Porto – SL Benfica: 14 Curiosidades sobre o Clássico

Aqui estão 14 curiosidades sobre o Clássico de hoje, entre FC Porto e SL Benfica, que pode virar as contas do campeonato:

1. Conceição vs. Vitória: Quem ganha?

Numa viagem ao passado aos duelos entre os dois treinadores, Rui Vitória é claramente o vencedor. Num total de 9 jogos disputados o atual treinador dos encarnados soma 5 vitórias e três empates. Conceição apenas conseguiu levar a melhor sobre Vitória numa ocasião, num encontro para a Taça de Portugal quando ainda era treinador do SC Braga.

Desde que assumiu o comando do Benfica, Vitória ganhou os dois jogos a Conceição, na altura à frente do Guimarães, ambos por 1-0.

2. Balizas portuguesas: há quanto tempo?

Esta sexta-feira podemos ter um Clássico com guarda-redes portugueses entre os postes. Espera-se que Bruno Varela, no Benfica, e José Sá, no Porto, sejam titulares e se assim for será apenas a segunda vez esta década que haverá dois guarda-redes lusos em campo num clássico entre FC Porto e SL Benfica. A última vez foi em 2010, no Dragão, e os titulares eram Nuno Espírito Santo, do lado dos dragões, e José Moreira, do lado das águias. O Porto ganhou 3-1.

3. Quem é o goleador máximo dos Clássicos a norte?

Eusébio? Gomes? Não. António Henrique Monteiro da Costa, um médio/avançado nascido a 20 de agosto de 1928, em São Paio de Oleiros, concelho de Santa Maria da Feira, é o nome do maior goleador em Clássicos entre dragões e águias. Em 11 Clássicos, António Costa marcou 8 golos.

Costa vestiu a camisola do FC Porto entre as épocas 1949/50 e 1961/62, tendo jogado por 328 vezes e marcado 96 vezes. Chamavam-lhe o ‘Homem Canhão’ e fez parte das conquistas de dois campeonatos (1955/56 e 1958/59) e duas Taças de Portugal (1955/56 e 1957/58).

4. Qual é o resultado mais dilatado nos Clássicos no Dragão?

O resultado mais dilatado, a contar para a liga, aconteceu há 84 anos, na temporada 1932/1933, ano em que o Belenenses foi campeão, num jogo a contar para o Campeonato de Portugal. No apito final, o placard marcava 8-0 a favor do FC Porto.

Acácio Mesquita e Valdemar Mota fizeram ambos um hat-trick, Lopes Carneiro e Carlos Nunes também marcaram.

5. Em casa quem manda é o dragão

Para a Liga foram feitos 83 jogos em casa dos dragões. O saldo é muito desnivelado e favorece claramente a equipa da casa. O SL Benfica venceu 13 e o FC Porto 50. Houve 20 empates

6. Como foi o último Clássico no Dragão?

Com emoção até ao fim. O ano passado o confronto aconteceu à jornada 10 e ficou empatado 1-1. Diogo Jota marcou para os dragões aos 50 minutos. E quando se pensava que os três pontos já estavam entregues, Lisandro López empatou a partida aos 90+2.

7. O FC Porto e os golos “estão numa relação”

À 12ª jornada os dragões somam 31 golos marcados, um registo que só encontra comparação com as estatísticas da época 1987/88 para encontrar o mesmo número de golos em 12 partidas.

Melhor registo que este só mesmo há 64 anos, em 1962/63, quando em 12 jornadas os dragões somavam 32 golos.

8. Baliza fechada a sete chaves

O FC Porto, a par do FC Barcelona, tem a melhor defesa do top-7 dos campeonatos europeus, com apenas 5 golos sofridos.

9. Quantos, dos que podem entrar em campo, já jogaram o Clássico dos dois lados?

Esta sexta-feira, Maxi Pereira vai ser o único homem em campo que saberá o que é jogar o Clássico pelo SL Benfica e pelo FC Porto, surgindo na mesma linha que jogadores como Maniche, Rui Águas, Kulkov, Yuran, Cristian Rodriguez, Drulovic, que trocaram diretamente a Luz pelo Dragão, ou vice-versa.

Danilo Pereira e José Sá, jogadores dos azuis e brancos, também passaram pelo SL Benfica, mas nunca jogaram pela equipa principal.

10. Quando é que foi a última vez que o Benfica ganhou no Porto?

A última vitória das águias em reduto portista remonta a 2014, ano em que um ‘bis’ de Lima garantiu ao Benfica uma vitória por 0-2 em casa do Porto. Nessa época os encarnados foram bicampeões nacinais.

11. Quem é que sabe abanar as redes do Dragão de águia ao peito?

Do plantel do SL Benfica só três jogadores conhecem o sabor de fazer abanar as redes no Dragão. Lisandro López, como já referimos, fê-lo na temporada passada e é o único desta curta lista a tê-lo feito com a camisola encarnada.

Sem a camisola do Benfica, Pizzi, pelo Paços de Ferreira, e João Carvalho, pelo Vitória de Setúbal, já fizeram golos na casa do FC Porto.

12. E do FC Porto? Quem é o melhor a caçar águias em casa?

No plantel do FC Porto só dois jogadores é que já marcaram ao Benfica no Dragão. São eles o defesa-direito Ricardo Pereira e o médio André André.

13. Rui Vitória já jogou 17 vezes contra o Porto…

… e não ganhou nenhuma delas. Soma 6 empates e 11 derrotas destribuídos pelos tempos em que treinou o Vilafranquense, Fátima, Paços de Ferreira, Vitória de Guimarães e SL Benfica.

14. Conceição jogou 10 vezes contra o Benfica…

… e, contrariamente a Rui Vitória, conhece o sabor da vitória: em 10 jogos, soma 2 vitórias, 1 empate e 7 derrotas frente às águias.

Fonte: Sapo24

Carrega no Banner para te Registares com Bónus

bonus betano online
Oficial Oficial

About Betrader

A Betrader ® é uma organização especializada em apostas e trading na globalidade do mercado desportivo que teve a sua data de fundação em 2017.

View all posts by Betrader →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *